sábado, 18 de abril de 2009

Histórico

O curso de Engenharia Ambiental do CAV nasceu da iniciativa de professores ligados ao curso de Agronomia do CAV. Em 2005, teve o projeto do curso aprovado no Conselho de Centro do CAV e, em 2007, foi aprovado pelo Conselho Universitário. A primeira turma de acadêmicos do curso iniciou suas atividades em Julho de 2008. O curso aproveitará a boa estrutura de laboratórios já existentes no CAV, devendo ser ampliar e reforçar esta estrutura através de recursos da UDESC e de projetos de pesquisas ambientais já aprovados por órgãos de fomento.

Perfil profissional

O profissional de Engenharia Ambiental a ser formado na Universidade do Estado de Santa Catarina deverá possuir sólida formação científica e profissional geral que o capacite à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos.

Áreas de atuação

Sociologia Ambiental
Economia Ambiental
Educação Ambiental
Química Ambiental
Física Ambiental
Simulação de Processos Ambientais
Geoprocessamento
Tratamentos de Resíduos Poluentes
Tratamento de Água
Controle de Poluição
Legislação Ambiental
Licenciamento Ambiental
Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais
Planejamento Ambiental
Gestão Ambiental
Monitoramento Ambiental
Perícia Judicial

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante promissor e está nos setores produtivos da economia que estão enfrentando cada vez mais dificuldades em produzir e ao mesmo tempo preservar e até melhorar o meio ambiente.
Compõem o mercado de trabalho empresas do ramo industrial, agrícola, pecuário, agroindustrial, florestal, bancário, cooperativista, governamental, entre outros. Além disso, poderá atuar como profissional liberal e prestar serviços técnicos especializados ou consultorias.
Pelas características de multidisciplinaridade da área ambiental, o Engenheiro Ambiental ocupará espaço através de sua integração às equipes onde atuam outros profissionais como Engenheiros Civis, Agrônomos, Arquitetos, Químicos, Biólogos, Sociólogos, entre outros.